Retorno e dica de Limpeza da base de corte


Olá, depois de quase um ano sem postar estou voltando aos poucos ao blog, estive afastada por motivos pessoais (mudanças: de residencia, de setor na empresa, de pensamentos, enfim...).

E para começar com o pé direito trouxe uma dica importante sobre limpeza e conservação da nossa amiga inseparável ( principalmente para quem faz Patchwork): a base de corte.

Encontrei uma receita para limpa-la, que promete até minimizar os riscos que a lamina deixa na peça e retirar as fibras dos tecidos que ficam grudados. Confesso que a minha estava precisando muito... outro dia tive a "brilhante ideia" #sqn, de cortar uma manta acrílica na minha base, por favor, não faça isso, estraga a sua base, ela fica cheia de fiapos da manta.




Segundo o site Generations Quilt Patterns, informa que a base de corte adora umidade, e  que após a limpeza a cor fica mais realçada, quase como uma nova. Maravilha!

Recomenda-se que você mergulhe sua base de vez numa solução de 1/4 xícara de vinagre branco por litro de água (fria, nunca morna ou quente), deixe de  molho de 15 a 20 minutos. É importante que o recipiente seja grande o bastante  para que você possa mergulhar a peça. Eu fiz no tanque. Mas se a sua é muito grande, vai virando a peça após ter passado o tempo necessário, até que ela toda tenha passado por este processo.

Após esse passo, lave a base com um sabão líquido neutro (aquele de louça transparente) e uma esponja ou escova macia (macio é a palavra chave aqui), não use nada abrasivo, para não danificar a peça. Esse é o processo que vai remover as fibras dos tecidos que ficaram presos aos cortes e que impedem a cura destes.

Para secar, retire o excesso de umidade com um pano macio e para completar deite a base numa superfície plana, a sombra, não vai colocar no sol para não entortar.

Repita este processo de vez em quando para prolongar a vida útil da sua "base" aliada! Rsss

Até o próximo post!

Comentários

  1. Ola! Seguindo, retribui? https://www.facebook.com/LovelyStyleBlog http://alovelystyle.blogspot.co.uk/ Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Rakel, não ando muito pelo FB, mas assim que possível a visitarei.
      Abs.

      Excluir
  2. Olá!
    Fico feliz q. queira participar do Amigo Secreto, já add...logo vc receberá o e-mail com o seu amigo!!!!
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, estou ansiosa, só na contagem regressiva para saber quem é a minha amiga secreta!!!!

      Excluir
  3. A minha já está tão sofrida! Andei limpando com Mister Músculo e tb funciona bem: espirro, deixo amolecer as sujeiras (pq uso aquela cola temporária e fica tudo grudado) e depois esfrego. Mas já tem linhas sumindo pq uso o lado verde da bucha, que pecado, né? Vou tentar do seu jeito.
    Bem vinda de volta!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca acho que as linhas estão sumindo por causa do detergente, por mais suave que ele seja sempre contem abrasivos como água oxigenada que com o tempo vão desgastando. Tenta mesmo, depois nos conta se gostou do resultado. A cola temporária é ótima mas é danada, eu sou estabanada e sempre colo tudo que está a minha volta, rsrsss.
      Obrigada pela visita, amei!

      Excluir
  4. Que dica show! Uso a minha (pequena) para papel e esses dias estava até olhando pra coitada e pensando "preciso comprar uma maior". Mas enquanto isso, o jeito é cuidar. Vou levar a dica e aplicar esse final de semana (ela tá precisando, viu?!).
    Abração e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vim retribuir sua visita e ... quem estragou a brincadeira??? Poxa te contaram que fui eu que te tirei, ai, ai, assim não vale. Kkkkkkk
    Ou será que vc quem me tirou? Hum... acho que foi não é?
    Vou voltar com mais calma para fazer um tour no seu cantinho, estou gostando...
    Beijos e... dia 17, voltarei aqui para pegar meu presente, kkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adorei sua visita, volte outras vezes!
Obrigada!